Imagizac

O emissor gratuito de nota fiscal eletrônica NÃO chegou ao fim!

Isso mesmo, muita gente ficou surpresa com a notícia que o emissor gratuito de nota fiscal não receberia atualizações, alguns interpretaram que o sistema tinha chegado ao fim, outros aproveitaram para oferecer uma solução vendendo softwares, porém o que realmente aconteceu:

A Secretaria da Fazenda de São Paulo era a responsável pelo sistema emissor gratuito e suas devidas atualizações, com uma pesquisa realizada, foi levantado que grande parte dos contribuintes havia deixado de utiliza-lo e optado por soluções próprias ou personalizadas. Com isso, o órgão entendeu que não teria mais por que seguir atualizando o software e muita polêmica foi gerada em torno da decisão.

Felizmente, a Sefaz Maranhão declarou que assumirá o software e segue o desenvolvimento e atualização do Emissor de NFe a partir de 01/01/2017.

O software continuará podendo ser usado para emitir Notas Fiscais em todos os estados do país, como já permitia a versão paulista.

A Sefaz-MA já disponibilizou uma versão de testes do Emissor Gratuito de NFe para ser baixada em seu site, bem como materiais explicando sobre sua instalação e uso que devem ser seguidas para permitir a execução do programa. Segue links dos emissores:

Acesso para NFE

Acesso para CTE

No  levantamento da Sefaz 92,2% das empresas geram NF-es por emissores próprios. No caso do CT-e, a percentagem total de empresas é 96,3%.

Deixe uma resposta