Banner Blog Simplesnacional

TRIBUTAÇÃO NO SIMPLES NACIONAL

Uma lição de casa que nem todos os pequenos e médios empresários fazem é saber exatamente quais são os tributos incluídos no Simples Nacional. Além de saber quais são os mais importantes é saber quais são as alíquotas referentes a cada um destes tributos, levando em consideração a atividade da empresa.

O que é a DAS

A DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) é a guia gerada pela Receita Federal para o pagamento de até 8 impostos. Quando completa é possível identificar na DAS os seguintes impostos: ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, IPI, COFINS e CPP.

Variação de Alíquota

Cada um dos impostos possuem variações de alíquota que impactam diretamente no valor de arrecadação a ser pago. Um erro comum que acontece nas pequenas e medias empresas é padronizar as alíquotas em um valor médio. É natural fazer isso por conta da facilidade de gestão das informações. Mas se a empresa possuir uma forma de automação, este cenário pode mudar, e mudar para melhor.

Se a empresa sabe exatamente qual alíquota aplicar para os seus produtos e serviços, o valor do imposto a ser pago pode ser significativamente menor. Isso trará economia e consequentemente, maior capacidade de investimento da empresa.

A importância de um parceiro experiente e especializado.

A IMendes é uma empresa especializada em consultoria fiscal e desenvolve soluções que automatizam os processos de Classificação Tributária e Auditoria fiscal. Nosso legado é diminuir custos de tributação indevida e aumentar a segurança das informações que as empresas apresentam ao fisco.

Fale com a gente e descubra como nossas soluções podem incluir sua área fiscal e tributária na Transformação Digital.