Design Thinking não é nada mais, nada menos do que uma abordagem para solução de problemas. Não qualquer solução, e não de uso exclusivo dos designers. O Design Thinking é a procura por uma solução criativa e inovadora, orientada pela busca de melhores resultados.
Dentro dessa abordagem, que pode ser aplicada a diversas circunstâncias, há algumas fases que não necessariamente acontecem nesta ordem, mas que são fundamentais para chegarmos aos resultados.
- Empatia: Imersão no ambiente, no grupo, na situação a ser analisada buscando encontrar o problema e suas causas. Essa é uma etapa essencial, pois normalmente não estamos tentando resolver nossos problemas, mas sim de outras pessoas.
- Escopo: Essa fase é a que definimos os problemas encontrados e os objetivos de maneira clara. O que queremos alcançar e o que deve ser resolvido para que seja possível. Nunca deve-se perder de foco no ser humano.
- Ideação: A equipe responsável se reúne e realiza um brainsto¬rm com sugestões e ideias para que uma solução seja encontrada. Tudo o que passar pela cabeça não pode, mas deve ser falado. Não pode haver censura de ideias nesse momento.
- Protótipo: o protótipo deve ser uma solução de baixo custo e tecnicamente factível, cujo o usuário tenha acesso rápido e direto, antes de ser feito em larga escala.
- Teste: A avaliação de dados do feedback irá definir se a solução foi encontrada.
- A grande sacada dessa abordagem são as colisões criativas causadas pelas visões de mundo diferentes presentes no grupo de solução. Uma colaboração empática. E cabe aos líderes de suas empresas promoverem essa cultura crescente de inovação.
Se engana quem acha que apenas publicitários ou artistas devem ser criativos. Em algum momento nos últimos tempos a mensagem sobre a criatividade ser o futuro e a necessidade de pensar fora da caixa ganhou muita força em todos os setores possíveis. Criatividade é a capacidade de solucionar problemas, e sabemos que problemas não são exclusivos de nenhuma área e surgem a cada instante, seja na sua rotina de trabalho ou em um simples ato de atravessar a rua.
A grande dificuldade do ser humano é desviar das soluções pré-programadas, que são implantadas no transcorrer da vida. Somos seres com conhecimentos de comum acesso que são acumulados e pensamentos com modelos padronizados, que dificulta a saída da caixa.
O Design Thinking é um conceito que conquistou seu espaço e respeito dentro do mercado, promovendo a interação, o questionamento, a intenção de proporcionar melhores experiências e soluções bem-sucedida.